segunda-feira, 28 de julho de 2008

Prefeito e dono de jornal...

Um jornal deve ser imparcial, correto? Pois é, só que para isso a legislação deveria induzir o máximo possível para que isso acontecesse. Só que não é o que acontece.
Temos leis que definem uma cota máxima para que exista investimento estrangeiro nas comunicações - e acho correto. Quem ocupa cargo em governo e vai concorrer a algum cargo eletivo tem que se desincompatibilizar de sua função meses antes, para não correr o risco de utilizar seu cargo em benefício de sua campanha. Até aí, tudo certo.
Mas todo esse cuidado cai por terra quando senadores, deputados, prefeitos e vereadores são donos de emissoras de televisão e mídias impressas... O prefeiturável mais rico do RS, candidato a prefeitura de Pelotas, Fetter Junior é dono de uma fatia correspondente à R$ 52 mil da Gráfica Diário Popular, que edita o jornal de mesmo nome, Diário Popular. O jornal, da cidade de Pelotas, é simplesmente o maior e mais lido de toda a região do litoral-sul do estado.
Alguém tem o inocente pensamento de que um jornal que tem entre seus proprietários um prefeito concorrendo a reeleição irá ser imparcial?

0 comentários:

Postar um comentário