sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

PAZ EM GAZA!


A imagem ao lado é de um grafiti na Palestina. Infelizmente, essa imagem é um retrato fidedigno da realidade na região.
Há uma loucura sendo executada contra o povo palestino na região da Faixa de Gaza.
Os levantes palestinos contra Israel nada tem de "guerra santa", apesar do discurso feito nesse sentido. Boa parte da violência palestina é reflexo do comportamento inexplicavelmente genocida de Israel. A Faixa de Gaza é, de certa forma, um grande campo de concentração. Israel decide quando os pelestinos terão água, quando poderá entrar comida, quando um palestino pode ou não pode sair de Gaza.
É impressionante que essa postura venha, justamente, dos que foram massacrados por Hitler na segunda grande guerra.
Ambos entregaram-se a um processo onde não há um lado com razão. Há apenas uma guerra em que a comunidade internacional precisa intervir, pelo bem de todos. Mas não essa intervenção pró-israelenses, como fazem os Estados Unidos e os seus "aliados". É preciso uma intervenção que:
1) garanta a autonomia palestina sobre sua própria região;
2) garanta uma ampla zona desmilitarizada, que avence em ambos os lados;
3) garanta ajuda financeira internacional à programas de infra-estrutura em terras palestinas.
O Governo Federal do Brasil e nosso Congresso Nacional devem assumir uma postura dirigente nesse processo, não apenas acompanhando a distância, mas intervindo politicamente nas negociações. Digo isso, principalmente como cidadão brasileiro, desejoso de ver esse conflito como uma página virada.
Na realidade, é preciso que a américa latina se pronuncie coletivamente sobre isso, criando um Grupo de Trabalho que elabore uma proposta que seja factível e traga, realmente, esperanças de paz àquela região.
Falo na necessidade de intervenção latino-americana na pauta, para que se faça um contraponto à esquizofrenia europeia e estadunidense, que não querem paz na região e sim, uma resolução satisfatória para seus aliados de Israel.

0 comentários:

Postar um comentário