segunda-feira, 28 de julho de 2008

Os blogs e a "opinião pública"...

Não há dúvidas de que a internet constituiu-se, ao longo de sua existência, como o grande meio de democratizar conhecimento, informações e comunicações.
Nessa grande experiência que é a internet, os blogs surgem como uma grande forma de compartilhar opiniões e informações das mais variadas, alterando completamente a idéia de "opinião pública".
A imprensa "oficial" constituiu a expressão "opinião pública" em cima da opinião dos seus articulistas, ou seja, transformou a "opinião publicada" em seus jornais em "opinião pública". Os blogs nos permitem quebrar essa lógica, fazendo que que toda e qualquer pessoa possa publicar as suas opiniões. Assim, podemos dizer que a opinião pública (que esteve privatizada pelos meios oficiais de comunicação) está a um passo de ser realmente pública, sendo constituida pelo conjunto de opiniões existentes na nossa sociedade, e não reproduzindo a opinião dos donos dos jornais.
O Blog do Mirgon soma-se a esse esforço e espera cumprir seu papel acompanhando a vida do país.

2 comentários:

Anônimo disse...

olá, mirgon! grande iniciativa! habermas trata muito bem deste tema, com um resgate histórico interessante em "mudança estrutural da esfera pública". sempre polêmico, bourdieu ataca em "a opiniao pública não existe". (http://brasil.indymedia.org/pt/blue/2005/12/341663.shtml). certamente um bom debate! valeu! abração, joão!

29 de julho de 2008 às 22:00
Wlamir Slavec disse...

Olá Mirgon,
Parabens pelo esforço, que com certeza o será cumprido.
E desejo-lhe sorte e paz nessa empreitada.
Abraços, Wlamir

4 de janeiro de 2009 às 20:13

Postar um comentário